quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Professora Silvia Cristina, deixou filhos , esposo , alunos, amigos e família na mais imensa saudade

Moradora no povoado Ananás -Tutóia - e professora naquela região. Foi vítima de um choque elétrico hoje pela manhã, que lhe vitimou fatalmente.

A professora ao perceber que um poste de madeira havia quebrado causando um curto - circuito. De imediato pediu para sua filha desligar o disjuntor que ela iria desligar a geladeira, mas o que estamos suspeitando é que quando ocorreu o curto - circuito o disjunto desligou automaticamente. E tanto a filha como a Mãe foram inocentes neste caso.

Uma das filhas relata que quando sua irmã desligou o disjuntor de repente percebeu um fumaceiro lá na cozinha, justamente na hora que Silvia estava desligando a geladeira.Isso nos leva a crer que o disjuntor já estava desligado e ao tentar "desligar" ele foi ligado. As vezes na hora do desespero nós não nos damos conta de avaliar uma situação desta natureza e acabamos caindo em erros.

Silvia teve queimaduras de terceiro grau em partes do corpo. A descarga elétrica a jogou contra a parede causando uma lesão na parte de traz da cabeça.

A professora Silvia deixou um legado muito importante neste município que foi de levar e intermediar o conhecimento a todos seus alunos. Parabéns professora que Deus lhe dê o bom descanso.

Moradores do povoado relataram que já é a segunda pessoa que morre nestas condições na localidade. Segundo eles muitas casas ficaram sem acesso a energia e por esse motivo as famílias compraram um transformador e colocaram postes de madeira para que possam levar energia a suas casas, ou seja, uma verdadeira gambiarra. Para solucionar este problema já pediram por varias vezes ao prefeito para que tomasse providencia, mas ele só promete que irá resolver, em quanto isso os moradores arriscam suas vidas fazendo gambiaras.

 
Fonte: Blog. ARISTON CALDAS.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Moção de PESAR ao marido, filhos e filhas e aos familiares da Professora Silvia

Moção de PESAR ao marido, filhos e aos familiares da Professora Silvia

O Sindicato acima nominado em nome de seus sócios e sócias vem pela presente expressar manifestação de condolências pelo falecimento da Professora Silvia dia 30 de Outubro de 2013.
Essa Instituição recebe com muita tristeza e dor no coração a notícia do falecimento da Professora Silvia.  A companheira representou muito com sua parcela de contribuição para a Educação tutoiense.   Temos a certeza que deixou grandes ensinamentos que fora assimilado e será levado avante por todos nós.  
À família da professora apresentamos nossa Moção de Condolências com a frase: “A despedida é um momento de tristeza, em que corações se preparam para viver uma saudade”
Anônimo

Tutóia-Ma, 30 de Outubro de 2013

Elivaldo Ramos Lima

Presidente

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Diante da não informação previdenciária ou informação abaixo do valor, Sindicato Protocola à reclamação junto a Promotoria Pública





Publicado no Instituto Dom Barreto: Pai não é professor particular - IDB e Família - Reunião de Pais

Por Rosely Sayão
ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)


A criançada está de volta à escola. Foi bom esse tempo sem rotina, sem horário e sem obrigações escolares. Mas, será bom, também, o retorno a uma vida organizada. 

Faz bem para os mais novos saber, pelo menos um pouco, como será o dia seguinte. Dá a eles sensação de segurança, estabilidade. 

Nos primeiros dias na escola, é uma alegria para as crianças encontrar os colegas que não viram por quase um mês, contar as novidades, voltar a brincar com os amigos no recreio. Mas, logo depois recomeça, para muitos, uma jornada bem árdua. 

Não, não me refiro aqui aos deveres escolares e à tarefa de ter de aprender algo que não sabem -situação que nós sabemos ser bem difícil. Muitas crianças sofrem, de fato, com essas questões. 

Custa a elas assumir as pequenas responsabilidades que lhes cabem e custa mais ainda aceitar que não sabem e que precisam aprender para saber. E isso requer esforço e concentração. Nos tempos atuais, as crianças são iludidas pelas imagens e isso faz com que elas pensem que já sabem a respeito de quase tudo. "Eu sei" é a frase curta que repetem várias vezes ao dia, já reparou? 

Mesmo com tais dificuldades, as crianças podem superar os seus desafios escolares e colocar em atos o potencial que têm. 

Quando falei em jornada árdua, eu me referia ao envolvimento dos pais, tão requisitado atualmente, na vida escolar dos filhos. A frase "Se os pais acompanham de perto a vida escolar dos filhos, esses se saem melhor na escola" resume o principal argumento que leva adultos a estudar com as crianças, a fazer as lições de casa junto com elas, a providenciar trabalhos, a coletar informações na internet etc. 

A afirmação acima é verdadeira, claro. Qualquer pessoa que tenha ajuda em qualquer coisa se sai melhor. O problema é o equívoco que esse pensamento contém. 

Na escola, sair-se bem é aprender - e não simplesmente alcançar boas notas. E aprender, caro leitor, é uma tarefa que a criança precisa realizar sem a ajuda dos pais. 

Com o estilo de vida que nós adotamos, cada vez mais uma enorme quantidade de pais acredita que precisa acompanhar os estudos do filho e até realiza isso de bom grado. Quer dizer, mais ou menos. 

No início, até que a coisa vai bem, mas logo a paciência acaba e a relação entre os pais e o filho fica conturbada. É que os pais cobram esforço, dedicação e lição correta. E não costuma ser isso o que os filhos produzem. 

Para muitos desses pais, a tarefa parental se resume a esse acompanhamento da vida escolar e à gestão da vida do filho. A função dos pais é bem maior do que isso: é acompanhar a vida do filho. 

A função dos pais é dar ao filho a oportunidade de ele próprio se responsabilizar por sua vida escolar. É estimular no filho a vontade de formular perguntas que envolvem o conhecimento, de dirigi-las aos pais e de ficar interessado nas respostas. É, também, dar ao filho a chance de ele saber que é capaz de enfrentar sua própria batalha sozinho e dar conta dela. Essas são coisas muito mais importantes para a criança do que ter a mãe ou o pai sempre presente nos trabalhos, nas provas etc. 

Neste retorno às aulas, dê chance para que seu filho se aproprie de seus estudos. Isso não significa abandoná-lo. Ele precisa ser lembrado, incentivado, encorajado a assumir suas responsabilidades escolares e a seguir sempre em frente, mesmo com dificuldades e obstáculos. Mas isso pode ser feito sem que os estudos se tornem mais importantes para os pais do que para ele próprio. 

Os pais precisam se lembrar de o que filho já tem professores na escola, que é o local especializado no ensino. Em casa, a criança precisa é de pais, e não de professores particulares ou tutores. 


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Presidente Elivaldo Ramos entrega convites e acompanha os JET's jogos escolares em algumas comunidades

Durante todo o dia de hoje (17) o presidente Elivaldo Ramos fez entrega de convites a sócios e conveniados para a solenidade de entrega de novas careteiras de sócios que acontecerá neste sábado (19) às 18:00h.

E acompanhou a realização dos JET's-Jogos Escolares Tutoienses que volta a acontecer depois de longos anos.

Os pólos visitados foram Bom Gosto e Barro Duro. No polo Bom Gosto participaram duas escolas locais e duas de Porto de Areia. No polo Barro Duro noves escolas: dos Baixões, Jardim, Remanso e Barro Duro.


Barro Duro - campo abaixo e acima Bom Gosto - quadra do Vento Norte




quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vereadora Maria do Carmo anuncia votação do Plano do Magistério - É chegada a hora de todos os professores mobilizarem-se para assistir a sessão da Câmara nas próximas semanas

do blog do Elivaldo Ramos


Tutóia: resumo Sessão da Câmara de vereadores de Tutóia nesta quarta feira (16) -vereador Zé Orlando denuncia abandono na gestão do Mercado Público- Vereadora Maria do Carmo anuncia votação do Plano do Magistério


O vereador Christian Noronha pediu em plenária a realização de uma Audiência Pública com o objetivo de discutir a implantação de parques eólicos em Tutóia e da empresa que explora calcário marinho. De acordo com o vereador a Audiência esclarecerá sobre os impactos ambientais causados pelos empreendimentos. 


vereadora Maria do Carmo da base governista afirma que até o final deste mês de outubro o Plano de Cargos e Salários do Magistério Público Municipal estará em votação. 
É uma alerta aos professores nesse dia acompanhar a votação do plano.


O vereador Binha lamentou os comentários na rede social criticando sua ida a Brasilia, segundo ele, com ofício à Superintendência da Caixa Econômica Federal solicitando agência pra Tutóia e afirmou não ter fundamento o comentário veiculado em uma postagem desse blog e do blog do Antonio Amaral (a postagem afirmava que a solicitação não partiu do executivo e nem do vereador, mas de uma iniciativa da própria Caixa Econômica).


a imagem ruim é por conta do vidro que tem lá
vereador Zé Orlando denunciou de forma enfática e bombástica o descaso na limpeza e manutenção do Mercado Público Municipal. Ele disse que a área estaria sendo favelizada e que falta gestão para aquele espaço público de Tutóia. Afirmou que o prefeito Diringa Baquil aplicou mal a verba pública na reforma e ampliação do mercado.

A vereadora Maria do Carmo e o vereador Alexandre Baquil parabenizaram os professores pelo seu dia. O vereador Zé Orlando, além de parabenizar os profissionais da Educação de Tutóia indicou à mesa da Casa que fizesse umaMoção Honrosa e encaminhasse ao Sindicato dos Servidores em homenagem aos professores.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sindicato doa brinquedos em comunidades carentes de Tutóia no Domingo das Crianças

A caravana com vários professores e parceiros que doaram brinquedos, roupas e calçados partiu da sede da instituição às 6 da manhã deste domingo (13) em direção às comunidades de Anajá, São Carlos, Lagoas, Cabeceira do Cutia, Pindaíba e Riacho do Meio do Carmo no município de Tutóia-Ma.

O objetivo da ação foi fazer a alegria da criançada com doações de mais de 300 brinquedos nessas comunidades em comemoração ao seu dia.

No caminho enfrentamos muita areia em estradas que cortam o cerrado tutoiense, atravessamos riachos, vimos e ouvimos reclamações da falta de assistência pública

Visualizamos uma realidade que poucos tutoienses da área urbana conhecem: a realidade rural vivida e convivida (ou mal vivida) com a falta de atenção de duas políticas básicas: educação e saúde, como mostram as imagens. No entanto, essa situação de pobreza extrema é driblada com um sorriso alegre no rosto dos tutoienses dessa outra Tutóia.

O mais gratificante foi visualizar a cara de espanto e ao mesmo tempo de alegria dos pais e crianças que receberam brinquedos (como mostram as imagens).

Agradecemos nossos parceiros que doaram brinquedos e todos os sócios e sócias do sindicato pela sua contribuição mensal o que nos proporciona desenvolver projetos como esse.

Nossos agradecimentos às professoras Neusa (India), Sara, Nazaré, Celiane, Nereide, Thalita Bezerra, Josélia, e o presidente Elivaldo Ramos. E também a empresários e parceiros como Milsinho-Casa Medeiros, Dikarla Variedades, Fisiovida-Rosário Ramos, Baiana Celular, Gefisa, Boutique Baby, Center Lanches, Frutaria PHS, Supermercado Alfa, Comercial o Dirceu, Jayane Moveis,  Zeza Construção, Lourdes Variedades, Pousada Lua Branca e Merconstrução.


E parceiros como Francildo Oliver (locutor), Ariston Caldas, Antonio Amaral. E os motoristas Jandaia e Nazareno.
Semanas antes arrumando os presentes: Celiane e Nazré


Povoado Pindaíba

Povoado Pindaíba com o professor José (Zezão)


Povoado Pindaíba

Povoado Cabeceira do Cutia

Povoado Cabeceira do Cutia



Povoado Lagoas





Povoado Lagoas



Povoado Lagoas


Povoado Lagoas



Povoado Lagoas


Povoado São Carlos




Povoado São Carlos

Povoado Anajá (na escola)











Saída do Sindicato