sábado, 6 de agosto de 2016

Sindicato reúne na manhã deste sábado com Guardas Municipais, veja deliberações da reunião





Ata de reunião com os Guardas Municipais de Tutóia-MA

Aos seis dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezesseis, às nove horas e vinte e seis minutos na sala de reuniões da sede do SINSPUTSAMPAN na Rua Nazaré, n 353, bairro Centro, Tutóia-MA reuniram-se os guardas municipais com o presidente Elivaldo Ramos Lima e o advogado da instituição Carlos Alberto Machado Coelho para discutir reclamações trazidas pelo Guarda Municipal Romário Felix de Lima que, no tempo, solicitou esta reunião.
O presidente Elivaldo Ramos, fez a abertura da reunião dizendo que os direitos dos servidores de Tutóia no geral estão sendo descumpridos e os da Guarda Municipal estão sendo na mesma medida descumpridos também ou até em maior gravidade.
Elivaldo Ramos acrescentou ainda que em duas outras reuniões anteriores já foram apresentadas pela Guarda a reclamação de falta de alojamento, fardamento para todos, adicional noturno, escala de revezamento de trabalho, horas extras, insalubridade e periculosidade. Ficou elegido como prioridade nas discussões que o município de Tutóia oferte com urgência para a Guarda Municipal CURSO DE FORMAÇÃO, VIATURA, ADICIONAL NOTURNO e HORAS EXTRAS a serem cobradas da prefeitura municipal por este Sindciato. Além disso, outros direitos previstos em Lei.
O advogado Carlos Alberto questionou a inexistência de Lei Municipal que regulamente a função da Guarda em Tutóia-MA, falou ainda que o sindicato já protocolou na Câmara Municipal o pedido de criação do Plano de Cargos e Salários dos servidores do município de Tutóia-MA, mas o governo não se manifestou a favor da categoria. Seria preciso, segundo o advogado, um Plano de Cargos específico para a Guarda Municipal.
O Guarda Municipal Fredson informou que há Lei Federal que regulamenta a função da guarda e esta não é respeitado em Tutóia. O Guarda Romário Félix disse que o adicional noturno já está sendo pago para alguns vigias.
O Guarda Fredson voltou a se manifestar e acrescentou que é de grande relevância para os guardas guardarem seus contra-cheques para provar a contribuição previdenciária. O advogado opinou sobre esta questão e apresentou a representação feita pelo Presidente Elivaldo Ramos no Ministério Público Federal sobre o não repasse das contribuições previdenciárias. O advogado solicitou também que cada servidor se dirija ao INSS- Previdência Social e requerer o CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais, para verificar se está havendo ou não o repasse dessas contribuições.
Discutiu-se também na reunião a Lei nº 13.022 de 08 de agosto de 2014, que  dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais e a Portaria 365 da Polícia Federal que disciplina a autorização para o porte de arma de fogo para os integrantes das Guardas Municipais.
O Guarda Fredson informou que a escala de trabalho da Guarda é de 24h por 72h. E que haveria que ser pago, neste caso, adicional noturno.
Deliberou-se ainda sobre o sindicato redigir um documento (ofício ou outro) e cobrar, de imediato, os direitos discutidos na reunião, em especial, novamente cobrado o adicional noturno.
Foi informado também que são 48 (quarenta e oito) Guardas Municipais concursados no município de Tutóia.
Fredson corroborou ainda que há veículos no pátio do DETRAN na cidade de Chapadinha (apreendidos), e acrescentou que Enei Pontes superintendente do DETRAN de Chapadinha-MA poderia ser acionada no sentido de o DETRAN doar uma VIATURA daquelas apreendidas para a Guarda Municipal de Tutóia.
Ficou deliberado ainda que este sindicato irá encaminhar um projeto ao Conselho da Comunidade de Tutóia solicitando verba para aquisição de equipamentos para a guarda como por exemplo, algemas, tonfas e outros a serem descritos no referido projeto.
Ficou deliberado por último que os Guardas Municipais irão se sindicalizar ao SINSPUTSAMPAN e alguns dos presentes o fizeram nesta reunião.
E para constar, eu, SABRINA MARIA FELIX DE SOUSA, fui indicada pelo Sr. Presidente Elivaldo Ramos Lima para secretariar e lavrar a presente ATA desta reunião que vai assinada por mim e por quem de direito.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


Tutóia-MA, 06 de agosto de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário